Uma coisa que nem todo mundo percebe na hora de decorar o apartamento ou a casa é que os espaços vazios são tão importantes de ser considerados quanto os móveis e os ornamentos. Na verdade, pode-se dizer que são até mais importantes; afinal, os espaços vazios são preenchidos pelos elementos mais importantes de qualquer moradia: seus habitantes.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a importância do espaço na decoração, e como você pode priorizá-lo em seu apartamento para criar ambientes mais aconchegantes e luxuosos, sem depender de muitos objetos.

Se você está montando o seu apartamento ou pensa em dar uma renovada,vai adorar estas dicas. Acertando na decoração, seu lar estará pronto para proporcionar tudo o que você merece.

Pequena história do espaço na decoração

Você com certeza já ouviu o ditado “menos é mais”, não é mesmo? Esta frase foi popularizada por um arquiteto, Mies van der Rohe, um dos mais importantes nomes da arquitetura moderna, que buscava aproveitar ao máximo os espaços, como forma de promover o bem-estar nas metrópoles.

Mas nem sempre foi assim. Antes do século XX, por exemplo, no período Romântico e na Era Vitoriana, o gosto pela decoração estava muito mais próximo do “mais é mais”. Imagens de casas antigas revelam cômodos repletos de móveis,
adornos, tapeçarias, papéis de parede, pinturas. Restava pouco espaço para se morar.

O que os modernos perceberam, no entanto, foi que não era o amontoado de objetos decorativos que tornava os espaços elegantes e aconchegantes, e sim a luz natural e o sentimento de amplidão. “Menos é mais” significa ampliar os espaços para se viver.

O principal elemento da decoração de um apartamento

A amplidão do espaço dá a sensação de uma vida livre e alegre. Por isso, é o primeiro elemento que você deve considerar na hora de decorar o apartamento.

Como todo imóvel tem dimensões limitadas, é importante considerar o espaço disponível e pensar na melhor maneira de aproveitá-lo

Mobiliário e ornamentação

Priorizar os espaços vazios não quer dizer que você deve viver numa casa vazia, é claro. Pelo contrário,a decoração do apartamento se completa com a infraestrutura, a mobília e os adornos de cada cômodo.

Uma das mais difundidas regras da arquitetura moderna diz que “a forma (ou a beleza) segue a função”. Ela significa que o propósito de cada elemento de uma casa é mais importante do que sua aparência; mais que isso, significa também que, se os elementos estiverem em harmonia entre si e com as necessidades de quem habita a casa, ela será bonita.

Atenção: objetos grandes tornam o espaço mais apertado; por isso, é importante pensar com cuidado sobre o lugar que devem ocupar. O posicionamento correto possibilita um trânsito sem obstáculos e deixa o ambiente agradável ao olhar. Para a decoração, a disposição dos objetos é tão importante quanto eles mesmos.

Com todas essas referências ao minimalismo e à arquitetura moderna, você deve estar pensando que vamos dizer para jogar fora seus enfeites favoritos. Não se preocupe, pelo contrário: ornamentos expressam personalidade e dão vida ao ambiente. Além disso, se bem posicionados, os ornamentos atraem a atenção do observador, tirando o foco das paredes, ampliando o espaço.

Dicas para aproveitar melhor o espaço

Como você talvez tenha percebido, a decoração pode não só fazer o espaço ser mais amplo, mas também parecer mais amplo. Reunimos aqui algumas boas dicas de como fazer isso:
● As janelas abrem o interior para o mundo externo;
Espelhos funcionam como janelas internas, enganando a vista (nunca se
perguntou por que são tão usados em restaurantes e shoppings?);
● Ornamentos em destaque capturam a atenção;
● A cor branca das paredes espalha a luz natural;
● A disposição harmônica dos móveis permitem o movimento dos olhos e do corpo.
Agora você sabe não só os motivos por que o espaço é tão importante, mas também como aproveitar melhor o espaço do seu apartamento. Acertando na decoração, seu lar proporcionará a coisa mais importante de todas: qualidade de
vida.
Se você gostou das dicas, compartilhe esse artigo nas redes sociais e mostre para os amigos que você já sabe tudo sobre decoração. Agora, se você deseja um apartamento completo, totalmente decorado e adequado ao seu estilo de vida, tem conhecer My Blend. Acesse agora e saiba mais!

  chat WHATSAPP fale por whatsapp com o corretor

Receba informações
pelo Whatsapp







Contato enviado com sucesso!

Em breve um de nossos corretores entrará em contato

  chat (11) 3230 3696 ou clique aqui e nós ligamos para você

Nós ligamos para você!







Contato enviado com sucesso!

Em breve um de nossos corretores entrará em contato

  chat e-mail receba informações por email

Informações por e-mail







Contato enviado com sucesso!

Em breve um de nossos corretores entrará em contato

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.