A arquitetura sustentável faz a natureza crescer no interior da cidade, deixando-a mais bonita, proporcionando saúde e bem-estar a quem nela habita. Neste contexto, meio ambiente é uma questão de morar e viver.

Com pouco espaço disponível em apartamentos, seria impossível ter uma horta ou um jardim, como nos quintais de casas térreas.

No entanto, a inteligência dá soluções para os obstáculos da natureza: basta dispor as plantas não horizontalmente, sobre o chão, mas verticalmente, presas às paredes.

Se interessou? Então leia nosso artigo para conhecer os benefícios de uma horta ou jardim vertical, e como você pode fazer isso em seu apartamento.


Por que fazer uma horta ou jardim vertical no apartamento


As plantas têm uma série de benefícios para seu lar. Veja alguns exemplos:
● Fornecem temperos frescos, sem agrotóxicos, saudáveis e deliciosos;
● Amenizam a temperatura e refrescam o ambiente;
● Decoram o espaço de forma natural e colorida;
● Reduzem o estresse da rotina urbana;
● Contribuem com o meio ambiente.

Passo a passo:

Escolher o lugar:

O primeiro passo para se fazer uma horta ou um jardim em apartamento é escolher um lugar onde o sol bata diretamente; afinal, a luz é a coisa mais importante para as plantas. Para isso, não há segredo: escolha um lugar espaçoso, com janelas grandes. Os lugares mais comuns são a varanda e a sala de estar.

Você pode se perguntar: e o visual do ambiente, não atrapalha? Na verdade, é o contrário. Poucas coisas são mais agradáveis e bonitas do que uma decoração viva.

Buscar inspiração:

Ideias para decoração não vêm do nada; precisam de inspiração. Felizmente, a internet é um acervo inesgotável de imagens e dicas que você pode usar. Plataformas como Pinterest, Instagram e blogs são repletos de imagens que podem ajudar na decoração da sua casa. Use-as para escolher os vasos, os suportes e as espécies das plantas que você quer na sua horta ou jardim.

Escolher os vasos e suportes:

Vasos têm diversos tamanhos, desde pequenos e individuais até jardineiras compridas que acomodam diversas plantas juntas. Quanto aos suportes para suspendê-los, os mais utilizados são as estruturas de metal e de madeira, como treliças, pallets e painéis.

Na internet é possível encontrar ideias surpreendentes de “upcycling”, isto é, o reaproveitamento de objetos para novos propósitos. Foi-se o tempo em que tudo tinha que ser novinho e brilhante para ser bonito; hoje, o rústico e o ecológico são sinais de bom-gosto, e caem bem na decoração. Por exemplo, você pode reaproveitar latas, caixas de madeira e calhas como cachepôs e jardineiras.

Os pallets presos à parede são elementos decorativos que merecem destaque: além de funcionais, servindo de suporte para os vasos, a madeira combina muito bem com as plantas, dando um aspecto natural à casa, em um contraste bonito com as cores e formas da cidade.

Preparar os vasos:

Verifique se os vasos têm pelo menos um furo no fundo: ele serve para não deixar a água se acumular no fundo, apodrecendo a raiz e matando a planta. Para preparar os vasos da sua horta ou jardim vertical com suas plantas favoritas, basta seguir esses passos simples:

1. Forre com argila expandida o fundo do vaso (drenagem);
2. Separe a argila da terra com uma folha de feltro ou areia;
3. Coloque a terra adequada para plantio;
4. Acomode as mudas das plantas na terra;
5. Complete com mais terra, deixando bem firme.

Agora, é só prender os vasos aos suportes na parede, e está tudo pronto!

As melhores plantas para se ter em apartamento

Para hortas, as melhores opções são temperos saborosos usados na cozinha. Ervas como manjericão, salsa, cebolinha, orégano, alecrim e tomilho são alguns dos mais tradicionais temperos da nossa culinária. Também é possível criar tomates, pimentas e até morangos dentro do apartamento.

Para jardins, algumas opções são as samambaias, lanças-de-são-jorge, flores coloridas como violetas, begônias, antúrios e orquídeas. Mais uma vez, o Pinterest é uma excelente fonte para quem quer inspirações. Se quiser, confira nosso artigo sobre o assunto.

Agora você já sabe: é possível e fácil ter uma horta ou um jardim vertical em seu apartamento. Basta seguir esses passos simples, e você pode encher seu lar de cor, natureza e vida. Falta de espaço não é mais desculpa!

E aí, gostou dessa dica? Então compartilhe este artigo com os amigos para ver quem curtiria montar uma horta no apê.

Conheça um prédio moderno, que combina sustentabilidade e bem-estar: conheça o BKO WavePerdizes.

  chat WHATSAPP fale por whatsapp com o corretor

Receba informações
pelo Whatsapp







Contato enviado com sucesso!

Em breve um de nossos corretores entrará em contato

  chat (11) 3230 3696 ou clique aqui e nós ligamos para você

Nós ligamos para você!







Contato enviado com sucesso!

Em breve um de nossos corretores entrará em contato

  chat e-mail receba informações por email

Informações por e-mail







Contato enviado com sucesso!

Em breve um de nossos corretores entrará em contato

Receba informações
pelo Whatsapp

Contato enviado com sucesso.

Informações por e-mail








Contato enviado com sucesso.